A Geopolítica da Internet

, , Leave a comment

Depois de um longo tempo longe daqui, retornamos!

Desta vez um mapa bem legal sobre um tema que acho que já está passando da  hora de geógrafos se debruçarem: a Geografia da Comunicação.  Este é o mapa dos cabos de telecomunicações submarinos. A matéria de onde o extraímos é uma site temático sobre data centers, ou seja , empresas que existem para o o armazenamento de dados. Ou seja, as gigantes da internet que armazenam, os meus, os seus, os nossos dados! esta é uma questão chave para empresas como Google, Amazon, Microsoft, Facebook e outras tantas de telecomunicação.

Veja mais aqui: Fonte Data Center Knowledge

A internet tem algo mágico pelas conexões sem fio, via antenas celulares e satélites, velocidade e tudo mais… mas muita gente fala do milagre e esquece de falar do santo e não dá para se ignorar que a maior parte da transferência de dados de telecomunicações ainda são via cabos submarinos de informação – sobretudo fibra ótica de alta capacidade.

E se o Google te dá tantas respostas tão rápido é que por trás do envio de sua pergunta ao sistema de busca há, pleo menos 2,5 milhões de servidores em um de seus mais de 20 data centers trabalhando na velocidade da luz para te dar aquele montão de respostas.

E a demanda por novos cabos e a ampliação desta infraestrutura é crescente. Só pra ver que o negócio da internet está só começando e as implicações políticas e seus rebatimento no território estão no início.

É impressionante como poucas pessoas das ciências sociais, da geografia e da comunicação estão entrando nestas discussões e os desdobramentos que teremos com esta nova infraestrutura.

Parece que já passou a hora de se analisar esta relação entre comunicação, território e poder.Já estamos precisando de uma Geopolítica da Comunicação Social?

Quem quiser saber mais, recomendo esta outra matéria com a relação dos cabos que empresas de dados em nuvens estão contratando (clicar na foto acima!

Abraços geografistas!

 

 

Leave a Reply