Diga-me como projetas e te direi onde estás…

, , Leave a comment

 

As diferentes projeções planisféricas e a eterna e recorrente disputa entre as melhores formas de se adaptar o formato geoide de nosso planeta a um planisfério é algo que desperta a curiosidade de muitos.

Na internet uma série de engenheiros cartográficos e programadores têm feito uma série de sites interessantes sobre o tema.

Recomendo a todos o belo trabalho de Jason Davies (acesse a pagina web dele em : https://www.jasondavies.com/ )que adapta várias formas de projeções cartográficas de uma forma suave e intuitiva. (clique na figura acima e divirta-se!!). Vale a pena ver blog do engenheiro e as várias coisas interessantes que se pode fazer com programação e georreferenciamento.

Quem quer entrar de cabeça e ver mais projeções ou então entender melhor como os desenvolvedores da web estão “brincando” (na verdade trabalhando com seriedade) sobre as formas de projeções e seus modelos , vale a pena ver  o trabalho de Mike Bostock, com outras tantas projeções. em https://bl.ocks.org/mbostock/3711652  .

Divirtam-se e percebam que, independente da projeção escolhida, as distorções  – como a famosa da projeção de Mercator em que a Groelândia fica maior que o Brasil) continuam!

Publicado baseado em postagem do site  Progressive Geografies, de Stuart Elden

 

 

Leave a Reply