Teriam os países da Terra Média aderido à Comunidade Europeia?
Se quiser morar perto de Frodo, Legolas ou Gandalf, você já pode! É que entre as cidades holandesas de Eindhoven e Weert, foi construído um condomínio habitacional chamado Pequena Terra Média, no qual os nomes das ruas são…. Personagens da Terra Média! Isso mesmo, o mundo fantástico criado pelo escritor J.R. R. Tolkein, mais conhecido pela autoria da saga épica e fantástica O Senhor dos Anéis se tornou realidade. Ainda que um pouco diferente.
Alguma das mudanças são perceptíveis. Por exemplo: não espere ver Frodo encontrando com Gimli ou Pippin. Nem Gandalf! Este último pode até cruzar com Aragorn, mas você não verá o mago cruzar caminho com o hobbit.
Tá confuso? então se oriente pelo mapa abaixo. Estou me referindo ao nome das ruas e Gandalf e Frodo são ruas paralelas (ao menos no nosso planeta) ! Ao que me consta, até na Terra Média paralelas não se cruzam, certo?
O que vale notar é que a região, um condomínio de subúrbio típico de países desenvolvidos chega a ter até ruas com o sugestivo formato de anéis. ainda assim não esperamos não encontrar o Gollum andando por lá atrás do “seu preciosssso” …
Temas
A prática de dar nomes temáticos utilizando-se de obras literárias é bem comum quando há um planejamento urbano intensivo. Quem nunca foi em um bairro com ruas com apenas nomes de militares de determinada batalha, ou nomes de aves ou apenas nomes de flores ou frutos? Que atire a primeira pedra quem nuncam foi a bairros com nomes de cidades, estados ou países. A peculiaridade é a inspiração no mundo fantástico, obviamente.
Outro detalhe é que, por se tratar de um empreendimento imobiliário, foram recusados nomes (por que será?) como Sauron, Orcs, e outras coisas menos bonitinhas do mundo fantástico do filólogo britânico. Já imaginou convidar os amigos para o aniversário de 7 anos de seu filho para “Rua dos Orcs, casa 10”?
Euros nada médios
Justamente se ideia é valorizar o terreno, nomes bacanas e…… casas caras!!! Se a sua intenção é viver na Prepare-se, lógico, uma jornada épica há de lhe custar recursos e moedas de ouros!
Isso mesmo. Há os que acusem o planejamento e as casas de não estarem no estilo imaginado pelo Filólogo Inglês… Há os que dizem ver elfos por lá.. Isso que dá misturar geografia e literatura….
Bom, o que importa é que a Terra Média está ao nosso alcance… certo?
Fonte: Bog Think ; Strange Maps – Em Inglês
Leave a Reply